Câmara de Vereadores de Osório adere a campanha de prevenção ao suicídio - Setembro Amarelo: falar é a melhor solução -

Data: 12 de setembro de 2018

Câmara de Vereadores de Osório adere a campanha de prevenção ao suicídio  - Setembro Amarelo: falar é a melhor solução -

A Câmara de Vereadores de Osório, por meio da proposição do Vereador Lucas Azevedo, em sinal de apoio às mobilizações da prevenção ao suicídio colocou em destaque na fachada do prédio da Casa Legislativa o símbolo da campanha do Setembro Amarelo.

Esta iniciativa é para chamar a atenção para o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, celebrado no dia 10 de setembro.

Este ano, campanha do Setembro Amarelo tem como tema: “Falar é a melhor solução”. A ideia é promover debates sobre suicídio, além de divulgar o tema e alertar a população sobre a importância de sua discussão. O suicídio é um problema de saúde pública no Brasil e os casos tem crescido, principalmente, entre os jovens. De acordo com números do CVV – Centro de Valorização da Vida, 32 brasileiros se matam por dia, média de 1 morte a cada 45 minutos.

O CVV alerta que a sociedade em geral precisa reconhecer sinais, diferenciar mitos e verdades, ouvir profissionais e ter acesso a formas de apoio. Falar também é a melhor solução já que a pessoa que pensa em suicídio sofre uma grande dor e não vê saída para ela. Em geral, quem pensa em suicídio não quer necessariamente morrer, mas fazer com que aquela dor termine, porém não sabe como. Fique atento e procure apoio profissional caso perceba que alguém precisa de sua ajuda.