Sessão Ordinária aborda sobre os protocolos exigidos aos comércios

Crédito: Assessora de Comunicação Rita Rodrigues
Fotos: Rita Rodrigues

Sessão Ordinária aborda sobre os protocolos exigidos aos comércios

A sessão ordinária ocorreu nesta segunda-feira, às 19h, na Câmara de Vereadores, com a presença de todos os vereadores e servidores, sem a presença de público devido aos protocolos de prevenção ao Covid-19. Foram votados 11 pedidos de indicação, 15 pedidos de providências, dois requerimentos, 2 moções e cinco projetos de lei.

O vereador Maicon do Prado (PDT) trouxe a sessão o fato ocorrido da prisão de um comerciante no final de semana e defende que os protocolos precisam ser menos rígidos, pois todos precisam trabalhar para se sustentar.

O vereador Miguel Calderon (PP) também defende o comércio, como já o fez outras vezes em sessão e ressalta que para ele todos são essenciais, que é preciso haver protocolos sanitários rígidos, mas que fechar os estabelecimentos não é a solução. “Precisamos ter regras claras e todos devem cumprir. Mas sou contra fechar, as regras precisam ser válidas a todos” destaca Calderon.

O líder da bancada do PDT, Ricardo Bolzan reivindicou que o Portal da Transparência da prefeitura seja atualizado, pois vem solicitando desde fevereiro e ainda não foi regularizado. Além disso, pediu esclarecimentos de porquê os vereadores não foram convidados para audiência pública da secretaria da saúde, realizada na semana que passou, no plenário da Câmara de Vereadores. Sugeriu ao executivo que refaça a audiência e convite o legislativo, pois acredita ser de suma importância o acompanhamento dos vereadores.

Charlon Müller líder da bancada do MDB, abordou em seu momento de fala a iniciativa da nova gestão municipal, que pretende construir um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e um novo Centro de Referência de Assistência (CRAS) no bairro Primavera, para que fique mais próximo da população.

O presidente do Legislativo, Ed Moraes (MDB) lembrou que na data estaria de aniversário o ex-vereador e presidente do legislativo, Otaviano Noronha (in memoriam) e desejou sinceras congratulações a família por tudo que ele representou ao Legislativo Osoriense.

Na pauta previa a votação de cinco projetos, sendo quatro deles solicitados vistas, abaixo o projeto de lei votado em sessão:

PROJETO DE LEI 041/2021- De autoria de Ricardo Bolzan “Dispõe sobre o Dia Municipal do Empreendedorismo Feminino e dá outras providências”. Aprovado por unanimidade.

Os demais pedidos votados você pode acessar pelo site www.camaraosorio.rs.gov.br e ver na íntegra.