Legislativo aprova mudança do dia das sessões

Crédito: Assessora de Comunicação Rita Rodrigues
Fotos: Rita Rodrigues

Legislativo aprova mudança do dia das sessões

Nesta segunda-feira, às 19h, ocorreu a sessão ordinária, na Câmara de Vereadores, com transmissão ao vivo pelo facebook @camaradevereadoresdeosorio.

Com a presença de todos os vereadores, foram votados sete pedidos de indicação, seis pedidos de providência, um projeto de lei e um projeto de resolução que altera o dia das sessões para às terças-feiras.

O presidente do Legislativo, vereador Ed Moraes (MDB) falou sobre a campanha do agasalho, organizada pelo CRAS, que iniciou nesta semana e solicita além da doação de agasalhos, também de sabão em pó para lavagem das peças. Salientou que a Câmara de Vereadores será um ponto de coleta das doações.

O vereador Dudu Pellegrini (MDB) durante sua fala trouxe o assunto da volta às aulas, que foi defendido por ele na última sessão. Nos últimos dias, ele acompanhou a volta das aulas em escolas particulares e disse estarem bem preparadas para receberem as crianças, apesar de destacar que essas escolas contam com mais profissionais, espera que as escolas municipais se organizem para cumprir os protocolos de prevenção na volta às aulas dia 17 de maio.

Ricardo Bolzan, líder da bancada do PDT, aproveitou sua fala para discorrer sobre visita na escola EMEI Bem-me-quer, onde avaliou a estrutura para volta às aulas, mas salientou que na sua opinião a escola não tem condições de voltar nas próximas semanas, devido à falta de equipamentos de proteção individual, álcool em gel nos ambientes da escola, além de estar em obras de reforma do prédio.

O líder do PP, vereador Miguel Calderon se mostrou preocupado com a vacinação da segunda dose contra covid-19, que atrasou a chegada das doses no município. Lamentou a falta de planejamento do Ministério da Saúde e acredita que isso irá afetar a eficácia do imunizador.

O líder do MDB, Charlon Muller iniciou sua fala parabenizando todos os trabalhadores, mas frisando a importância dos profissionais da saúde neste momento pandemia e aproveita para defender a aprovação do PL 2564/2020 que defende o piso salarial dos enfermeiros e técnicos em enfermagem e a busca por uma carga horária de 30 horas, dentre outras reivindicações da categoria. O vereador ainda pede apoio do legislativo para a criação de moção em apoio a esses profissionais que vem lutando há anos por seus direitos.

O vereador Luis Carlos Coelhão (PDT) se posiciona contra a terceirização do abastecimento de água nas áreas rurais, conforme defendido em sessão anterior pelo vereador Charlon Muller. Porém, o vereador citado acima explica que a ideia é terceirizar a manutenção desses poços, que vem apresentando muitos problemas e deixando a população sem água frequentemente. Para ele é necessário encontrar uma solução logo.

Após as falas foram votados os pedidos de providência e indicação e posteriormente o projeto de Lei e Projeto de Resolução abaixo:

Projeto de Lei 063/2021-  O projeto oriundo do Poder Executivo autoriza abrir crédito adicional especial no valor de R$5.000,00 (cinco mil reais), na Câmara de Vereadores. A adequação no orçamento se justifica pela necessidade de efetuar os gastos com Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação – PJ. Aprovado por unanimidade.

Projeto de Resolução 002/2021- Altera o inciso I do art. 68 da Resolução nº 004, de 30 de

Dezembro de 2014, que muda o dia da sessão ordinária para as terças-feiras, às 19h. Resolução entra em vigor a partir do dia 7 de maio de 2021. Aprovado por unanimidade