Legislativo osoriense promoverá fórum sobre crise no Hospital São Vicente de Paulo

Data: 21 de julho de 2022
Crédito: Adriana Davoglio - MTE 7617
Fotos: Adriana Davoglio

A Câmara de Vereadores de Osório ampliará as discussões sobre a crise financeira que assola o Hospital Beneficente São Vicente de Paulo (HSVP). No próximo dia 27, na sede da Casa Legislativa, a partir das 17h, será realizado um fórum com a presença de autoridades da área da saúde e lideranças políticas da região Bons Ventos - Tavares, Mostardas, Palmares do Sul, Capivari do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Caraá e Osório, que têm o hospital como referência de atendimento. A iniciativa, proposta pelo vereador João Pereira (MDB), foi motivada pela situação calamitosa enfrentada pelo HSVP, que aponta déficit mensal de cerca de R$ 1,3 milhão, considerando a receita média de R$ 1,7 milhão e as despesas, que chegam a R$ 3 milhões.

Os números foram anunciados pelo diretor-presidente do hospital, Marco Aurélio Pereira, durante reuniões no Legislativo osoriense, ocorrida em junho, e na Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte), nesta quinta-feira (21), com a presença da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann. O dirigente alertou que a instituição de saúde está praticamente sem condições de atender os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), com risco de paralisação dos serviços hospitalares. O HSVP presta atendimento, em média, a 70% dos pacientes via SUS e 30% de convênios e particulares.