Legislativo prestigia homenagem da EMEF Ângelo Gamba à professora Ana Gilnara

Crédito: Adriana Davoglio - MTE 7617
Fotos: Adriana Davoglio

Legislativo prestigia homenagem da EMEF Ângelo Gamba à professora Ana Gilnara

Na manhã desta sexta-feira (19), a Escola Municipal de Ensino Fundamental Ângelo Gamba, localizada na Borússia, realizou cerimônia de descerramento da placa de renomeação da sua biblioteca, homenageando a professora Ana Gilnara Martins Davoglio, falecida em 17 de julho de 2021. O ato contou com a presença do líder da Bancada do MDB, vereador Ed Moraes, representando a Presidência do Legislativo osoriense, prefeito Roger Caputi, secretário municipal de Educação, Dilson Maciel, o diretor Everton Edson Kauer, professores, servidores e alunos da instituição de ensino, subprefeito do distrito, João Aresi, familiares e amigos da homenageada.

Nos pronunciamentos, foram destacadas a conduta profissional, a dedicação e a amizade de Ana Gilnara, que foi aprovada por meio de concurso público da Prefeitura, em 2009, para lecionar a disciplina de Português aos estudantes das séries finais do ensino fundamental. Foram lembradas histórias vividas com a homenageada, filha do professor, ex-secretário municipal de Educação e ex-vereador Gil José Davoglio, que agradeceu a iniciativa dos educadores da EMEF Ângelo Gamba e saudou os alunos, que ao lado dela vivenciaram o processo de ensino-aprendizagem. Também emocionada, a filha Juliana Davoglio Estradioto falou sobre o amor à literatura e música, que era compartilhado desde a infância. Salientou estar honrada pela homenagem, que eternizará o nome da sua mãe na biblioteca da escola, um lugar que ela tanto amava.

BREVE HISTÓRICO
Ana Gilnara Martins Davoglio nasceu em 20 de junho de 1966, na cidade gaúcha de Palmeira das Missões. Filha de Gil José Davoglio e Doreti Martins Davoglio (in memoriam), tem três irmãos: Gilson, Gislaine e Adriana. De sua união com Luís Henrique Estradioto, teve dois filhos: Luís Eduardo e Juliana.

Ainda criança veio a residir em Osório, onde concluiu o ensino fundamental na Escola Estadual Prudente de Morais e o ensino médio na Escola Cenecista Marquês de Herval, formando-se no curso de Magistério. Concluiu o ensino superior com Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e Literatura na Faculdade de Ciências e Letras de Osório (Facos). Lecionou na Escola Cenecista Marquês de Herval, na EEEF Mirko Lauffer, no distrito de Passinhos, e na EMEF Ângelo Gamba, onde permaneceu como professora até a data de seu falecimento.