Legislativo homenageou Escola Estadual de Ensino Médio Ildefonso Simões Lopes

Crédito: Adriana Davoglio - MTE 7617
Fotos: Adriana Davoglio

Legislativo homenageou Escola Estadual de Ensino Médio Ildefonso Simões Lopes

Nesta terça-feira (23), durante a sessão ordinária conduzida pelo presidente do Legislativo osoriense, Charlon Müller (MDB), foram outorgados Votos de Congratulações à Escola Estadual de Ensino Médio Ildefonso Simões Lopes, em razão dos 70 anos de fundação no município, celebrados em 08 de julho. A placa comemorativa foi recebida pelo diretor Edson Silva da Silva, acompanhado das vice-diretoras Cristiana Bernardes e Luciana dos Santos, e da supervisora Sabrina Inês Batista. A entrega da honraria, no Plenário Francisco Maineri, contou com a presença do ex-diretor da instituição de ensino e ex-vereador Ildo Trespach, do ex-vereador Gil José Davoglio, que lecionou na escola, e do ex-vice-diretor Carlos Augusto Fontoura.

A escola foi agraciada por meio do Requerimento 040/2022, protocolado pelo líder da Bancada do PP, Miguel Calderon, subscrito pelos demais vereadores das Bancadas do MDB, Charlon Müller, Ed Moraes e João Pereira, e do PDT, Ricardo Bolzan, Vagner Gonçalves, Luis Carlos Coelhão e Maicon Prado. Nas manifestações, os vereadores salientaram que o educandário, ao longo de sete décadas, vem contribuindo na construção de uma sociedade humana e fraterna, responsável pela formação de milhares de cidadãos. Atualmente, conta com 57 professores e 19 funcionários, acolhendo 727 alunos. O vereador Lucas Azevedo (MDB) justificou a ausência devido a questões de saúde.

O proponente destacou o histórico da instituição de ensino, nos anos 50 intitulada Escola Normal Rural, responsável pela formação de professores rurais em cursos regulares e intensivos, pelo período de dois decênios, tendo à frente o professor Juraci Jaques Pasquotto. Outros diretores que exerceram atividades foram citados, como o professor Romildo Bolzan, que assumiu em 1960 e permaneceu na função durante quatro anos.

O Instituto de Educação Rural foi inaugurado em 1964, na gestão do professor Luiz Carlos Ehlers. Já em 1972, assumiu a direção o professor David Clemente Aumont, consolidando o Curso Fundamental e dando início ao Centro de Treinamento de Professores e ao curso Técnico em Agropecuária, que hoje existe de forma integrada ao Ensino Médio. A escola também oferece o curso Técnico em Meio Ambiente Integrado e o Ensino Médio Regular.