Vereadores solicitam que o executivo vacine os profissionais da educação

Crédito: Assessora de Comunicação Rita Rodrigues
Fotos: Rita Rodrigues

Vereadores solicitam que o executivo vacine os profissionais da educação

Nesta terça-feira, dia 11, ocorreu a sessão ordinária no Plenário Francisco Maineri, com a presença de todos os vereadores.

Durante a sessão, o vereador Vagner Gonçalves (PDT) solicita que o executivo faça a vacinação dos profissionais da educação e não espere orientação do governo federal ou estadual, a exemplo do município de Esteio que vacinou os professores. Miguel Calderon (PP) também apoiou a ideia e salienta que a vacinação é fundamental para a volta às aulas presenciais e não somente aos profissionais da rede municipal e estadual, mas das escolas particulares também.

O vereador João Pereira (MDB) também apoiou a iniciativa da vacinação dos professores e salientou que eles são agentes públicos que podem fazer a melhor orientação as crianças e ajudar a combater a disseminação do vírus, porém estes devem estar protegidos.

O presidente do legislativo, Ed Moraes (MDB) disse que o secretário Municipal de Saúde, Danjo Renê informou que aguarda posição do governo do Estado e destaca que os municípios que iniciaram a vacinação em policiais e professores, seus gestores estão sendo processados e acredita que o governo do Estado se sensibilize e logo insira a classe de profissionais da educação no calendário de vacinação, porém pondera ter sido importante esses municípios como Bagé e Esteio tomarem frente.

O vereador Maicon Prado (PDT) questiona sobre o reajuste de contrato do horto municipal, o qual está baseado no índice IGPM, com isso terá um aumento significativo de valores. Também pediu transparência nos dados do número de Cargos de Confiança (CC) contratados pela prefeitura, pois disse que os números estão desencontrados.

O líder da bancada do MDB, Charlon Muller, explicou que durante a mudança de governo não foi sancionada a lei que mudaria o índice, portanto os reajustes continuarão sendo baseados pelo IGPM, até que novo projeto de lei vise essa mudança.

O vereador Dudu Pellegrini (MDB) salienta que esteve reunido com o secretário de educação, Dilson Maciel, que garantiu que as escolas municipais atenderão todos os protocolos de prevenção ao COVID-19 na volta às aulas. Além disso, pediu atenção redobrada de todos após a cogestão ser aplicada pelos municípios a partir do dia 15 de maio.

Ricardo Bolzan, líder da bancada do PDT parabenizou a equipe da Escola Osmany, no qual visitou e percebeu estar em condições de seguir os protocolos de prevenção a COVID e salienta que muitos investimentos foram com verba própria da escola. O vereador também solicitou que o executivo envie informações claras sobre os números de cestos básicos entregues pela assistência Social, pois os números informados a ele não batem com a quantidade trazida pelo vereador Charlon Muller em sessão.

O vereador Luis Carlos Coelhão (PDT) aproveitou sua fala para cobrar que o posto dos Correios do Aguapés seja reaberto, pois a população desta localidade necessita, pois muitos não têm condições de buscar correspondências em Osório, mas que o município precisa contratar estagiário para tal função, conforme parceria com os Correios.

Conheça os projetos de lei votados nesta sessão. Os pedidos de indicação e providência pode ser encontrado no site www.camaraosorio.rs.gov.br

PROJETO DE LEI Nº 049/2021- De autoria do vereador Ed Moraes (MDB). “Altera a redação do art 1º, do projeto de lei nº 049/2021”. Com a aprovação a base de cálculo utilizado no IPTU será a mesma a ser utilizada a fins de cálculo do ITBI, ou seja, o valor venal do imóvel no exercício. Aprovado por unanimidade.

PROJETO DE LEI Nº 065/2021- De autoria do vereador Ricardo Bolzan (PDT). Denomina de TRAVESSA CEREALISTA a via pública localizada no entroncamento Bairro Laranjeiras. Aprovado por unanimidade.

PROJETO DE LEI Nº 067/2021- De autoria de João Pereira (MDB). Dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação e disponibilização, ao (s) passageiro (s), de dispensadores de álcool em gel 70%, abastecidos, no interior dos veículos do serviço de transporte de pessoas, público, ou, privado. Aprovado por unanimidade.