Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste

Notícias

Sessão Ordinária discute sobre os projetos do FINISA


Data: 16 de junho de 2021
Crédito: Assessora de Comunicação Rita Rodrigues
Fotos: Rita Rodrigues

Sessão Ordinária discute sobre os projetos do FINISA
 
A Câmara de Vereadores realizou sessão ordinária nesta terça-feira, dia 15, no plenário Francisco Maineri, com a presença de todos os vereadores.
Nesta sessão foram votados quatro indicações, quatro providências e um requerimento.
Após leitura do expediente e aprovação da ata da última sessão, iniciaram as falas dos vereadores com João Pereira (MDB) que destacou o dia 15 de junho, Dia da Conscientização Contra a Violência aos idosos, citou os maus tratos sofridos e provocados muitas vezes por sua família. Destaca que é preciso dar uma atenção aos idosos através de políticas públicas destinadas a essa população.
Luis Carlos Coelhão (PDT) inicia sua fala agradecendo a Corsan por atender à solicitação de fechar buraco na rua da igreja. Comentou sobre a visita ao distrito Santa Luzia, estiveram com o subprefeito, na escola e posto de saúde, além de visitar pessoas da comunidade. Discorreu sobre reunião com a gerente dos Correios referente a parceria com executivo para posto do correio no distrito do Aguapés. Também agradeceu pelos consertos realizados nos brinquedos da Praça das Carretas, já solicitado melhorias por ele anteriormente.
O vereador Maicon Prado (PDT) cita ter solicitado informações sobre maquinário da prefeitura que trabalhava em área particular na semana passada. Além disso, cobra explicações sobre o asfaltamento que será realizado na Estrada José Ouriques, que havia entendido que seria pavimentada toda a rua, mas que o projeto é de 4km, sendo assim encaminhou pedido para que seja feito em toda a sua extensão. Também cobrou que o bairro onde reside e bairros próximos não receberão nenhuma obra através do FINISA. Acredita que a rua da escola deveria ser pavimentada, com PAVS ou asfalto.
Vagner Gonçalves, do PDT, citou suas visitas realizadas junto com o vereador Coelhão no distrito de Santa Luzia, parabenizando o subprefeito Juanito Roges pelo belo trabalho desenvolvido lá. Também solicitou que o Jogue Limpo seja mantido pela administração atual, destacando que pode ser usado outro nome, mas que mantenha o mesmo objetivo de conscientização ambiental. Pede articulação entre os vereadores para solicitar aos órgãos competentes para que o município de Osório também receba verba através do Programa Transversal Avançado, no qual destinará mais de R$ 45 milhões ao Litoral Norte, mas não prevê nada ao município.
Ed Moraes (MDB) destacou decreto legislativo que será analisado pelos demais vereadores para novas regras de distanciamento durante a pandemia, como abertura para público durante as sessões. Também discorreu sobre a visita do comandante do 8º BPM, no qual destacou uma parceria realizada anteriormente com a prefeitura, no qual seria adquirida uma nova viatura a Brigada Militar e que agora está viabilizando através do executivo que esta viatura seja para a Patrulha Rural do município. Porém para que se tenha efetivo, deverá ser articulado que os policiais cedidos a Penitenciária Modulada retornem para BM, assim a Patrulha Rural poderá atuar tarde e noite nas comunidades rurais. Aproveita para responder às demandas de obras nos bairros Primavera e Medianeira. Destacou que a rua Torres, por exemplo, não está contemplada no FINISA, pois é necessário primeiro a Corsan canalizar para depois pavimentar. No bairro Primavera explica que há canalização nas ruas, porém precisa ser encaminhado ao emissário, que leva efluentes até a Estação de Tratamento (ETE). Após realizado esse serviço será encaminhado a pavimentação desses locais. Também discorreu sobre retorno da CCR referente às notificações aos moradores da BR 101, que não será realizada medida sem orientações prévias e que o município tem um certo tempo para analisar a possibilidade de construção de via lateral a BR. Finalizou, destacando a importância de buscar para o Litoral um Banco de Sangue, para que seja facilitada as doações na região.
O líder do PP, Miguel Calderon também citou a importância da doação de sangue aqui em Osório. Falou sobre o abigeato e a importância da segurança aos moradores rurais e apoia a ideia da Patrulha Rural. Discorreu sobre a reunião com a Corsan que explicou sobre novo equipamento adquirido para diminuir o fósforo nos efluentes após tratamento e que em agosto deve iniciar uma pré-operação e da importância que logo entre em operação. Destacou sobre a aprovação da Educação Domiciliar na Assembleia Legislativa, no qual vê preocupação das crianças não irem para as escolas, pois como professor, ele acredita que o crescimento pessoal e a formação como cidadão ocorre dentro das instituições de ensino. Salienta que é preciso debate e que os educadores sejam ouvidos.
O líder do PDT, Ricardo Bolzan falou sobre a lei aprovada para educação domiciliar e que acredita estar tirando das crianças a oportunidade do aprendizado, pois muitos pais não têm formação para tal. Solicitou melhorias urgentes na escola Luis Francisco Panni, pois diz que em visita verificou que a mesma se encontra em situação precária. Também aproveitou para destacar a melhoria nas respostas do executivo aos seus pedidos, vindo de forma adequada finalizando se o trabalho será acatado ou não. Finalizou destacando a importância de o legislativo acompanhar os projetos que serão executados através do FINISA, para que sejam realizados da melhor forma.
A última fala foi do líder do MDB, Charlon Müller, que entregará cópia dos projetos de obras nas escolas municipais a todos os vereadores. Destacou sobre a entrega da minicarregadeira ao executivo, adquirida através de recursos do FINISA e o quanto será importante na manutenção das ruas do município. Destacou a importância da contratação deste financiamento para o município. Charlon também explicou sobre o trabalho da Assistência Social para acolhimento das pessoas em situação de rua e quanto necessitam de doação de agasalhos, cobertores e alimentos. Divulgou que o desconto do REFIM para a quitação de débitos é somente até dia 30 de junho. Discorreu sobre visita realizada ao município de Santo Antônio, no qual conheceram o projeto “Lagoa sem lixo, lagoa de luxo” no qual realiza limpeza nas margens das lagoas. Também citou sobre o Comitê deste município destinado para prevenção de acidentes de trânsito, no qual seria importante a criação em Osório.