Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste

Notícias

Sessão Ordinária derruba veto e aprova criação de comissão especial para acompanhamento do COVID 19 no município


Data: 30 de junho de 2021
Crédito: Rita Rodrigues
Fotos: Rita Rodrigues

Sessão Ordinária derruba veto e aprova criação de comissão especial para acompanhamento do COVID 19 no município

Na terça-feira, dia 29, a sessão ordinária votou nove indicações, três pedidos de providência, quatro projetos de lei, um veto, um projeto de resolução e um parecer contrário.

Durante as falas, o vereador Luis Carlos Coelhão (PDT) foi breve, avisou que na quarta-feira estaria no distrito do Aguapés, ouvindo as demandas da comunidade, além de parabenizar os pescadores pelo seu dia, comemorado dia 29 de junho.

Maicon Prado (PDT) questiona em sua fala sobre o esgoto do bairro Primavera, pois ressalta que compreendeu se através do FINISA será realizada a obra de pavimentação somente ou se compreende o saneamento. Destacou em sua fala a falta de atenção recebida ao visitar a Secretaria de Agricultura, em que fiscalizava sobre o projeto Porteira para Dentro. Também defendeu e questionou um prazo referente à colocação de energia nas residências na localidade do Pompeu.

Vagner Gonçalves, do PDT, agradeceu a atenção recebida pelo vice-prefeito e secretário de obras Martim Tressoldi, em visita às obras no distrito de Atlântida Sul, no qual fez alguns apontamentos e sugestões. Também destacou sobre o projeto Corredor Turístico, que vai de Torres ao Chuí, e salienta que não vê o apoio do município de Osório a este movimento importante para o turismo. Na sua opinião será um projeto que desenvolverá muito o turismo na região. Em sua fala também ressaltou sua preocupação com o estacionamento rotativo que será implantado no próximo mês em Osório, principalmente no que tange aos pagamentos e suas tolerâncias.

O vereador Ed Moraes (MDB) discorreu sobre o dia de Orgulho LGBTQIA+, comemorado no dia 28 de junho e que acredita que muitos não compreendem o real significado da data e por isso agem com preconceito. Para ele, o dia deve ser dedicado ao respeito com as diferenças para nos tornarmos iguais. Também explicou sobre o pedido de energia elétrica no Pompeu, que não se trata de algo simples, e que esta comunidade também precisa de infraestrutura, devido ao crescimento desordenado naquele local.

Charlon Müller, líder da bancada do MDB, falou sobre o convênio de parceria com os Correios que foi reafirmado pelo executivo e que está sendo realizada a contratação de estagiário para o distrito de Aguapés. Além disso, trouxe a notícia de obra de reforma do ginásio da escola Cordeiro de Farias, no Palmital, no valor de R$ 161 mil e prazo estimado em cinco meses. Também destacou sobre o recolhimento de agasalhos e cobertores no qual seu gabinete realiza e posteriormente entregará a Assistência Social do município.  Salientou que esta secretaria também está recebendo alimentos para ação de assistência aos moradores de rua. Finalizou dizendo que na próxima sexta-feira receberá, juntamente com prefeito de Osório, o prefeito municipal de Santo Antônio da Patrulha Rodrigo Massulo e o vereador daquela cidade, Valtair Pelado, que explanarão sobre o projeto: Lagoa sem lixo lagoa de luxo, o qual pretende implantar em Osório.

O líder do PP, Miguel Calderon, iniciou sua fala falando sobre o estacionamento rotativo e suas preocupações acerca, como a possibilidade de guinchamento dos veículos após 2h de uso da vaga. Acredita que seja importante a discussão e análise, mas pondera que no início será uma mudança cultural para a população de Osório. Finalizou trazendo a notícia de emenda do senador Luis Carlos Heinze, o qual destinará R$ 100 mil ao Hospital São Vicente de Paulo, de Osório. Destaca que seguirá em busca de recursos para este hospital que desempenha um importante papel na região.

O vereador Ricardo Bolzan, líder do PDT, discorreu sobre o dia do Orgulho LGBTQIA+  e a importância da fala dos vereadores sobre a data em busca de respeito a toda forma de amor. Parabenizou as direções das Escolas Vó Pedra, José Garibaldi e da Ângelo Gamba, as quais visitou na última semana, destacando o excelente trabalho nessas instituições de ensino. Citou a secretaria de educação anterior e ex-prefeito da época pelas excelentes escolas entregues à comunidade da Borússia e também pelo trabalho que vem sendo desenvolvido pelo atual secretário da Educação que busca a melhoria desses espaços, sem desfazer o que já foi realizado. Pediu que fosse finalizado o trabalho de poda na Rodovia Romildo Bolzan, na Borússia, no qual o executivo iniciou, mas não recolheu todos os galhos. Destacou sobre o ato público, realizado em Capivari do Sul, sobre o Corredor Turístico e que sentiu falta de representações do executivo, por se tratar de importante projeto para desenvolvimento da região.

Conheça os projetos votados:

PROJETO DE LEI 076/2021- Autoria de Charlon Müller. Denomina de Travessa Divina José dos Santos, a travessa localizada na esquina da Rua da Lagoa, e João Negruni da Silva, no Bairro Farroupilha. APROVADO POR UNANIMIDADE, COM EMENDA.

PROJETO DE LEI 079/2021- Autoria Do Executivo. Revoga os § 4o e §5o do artigo 83 da Lei Municipal no 2.400 de 24 de dezembro de 1991, que institui o Código Tributário do Município de Osório. APROVADO POR TODOS.

PROJETO DE LEI 085/2021- Autoria de Ricardo Bolzan. Denomina de PRAÇA DOS BOSQUES, a praça fica localizada no loteamento KM1 Villas, no bairro Bosques do Albatroz, em Osório e dá outras providências. APROVADO POR UNANIMIDADE.

VETO AO PROJETO DE LEI 061/2021- Autoria do Executivo ao projeto que dispõe sobre a obrigatoriedade da divulgação dos canais de atendimento do Comitê Municipal de Promoção à Vida, Prevenção e Posvenção ao Comportamento Suicida e Autolesivo do município de Osório e do Centro de Valorização da Vida (CVV) no âmbito de órgãos e repartições do Município de

Osório. DERRUBADO POR UNANIMIDADE

PROJETO DE RESOLUÇÃO 003/2021- Constitui Comissão Especial para acompanhar a crise de enfrentamento ao Novo Coronavírus. APROVADO POR UNANIMIDADE.

PARECER CONTRÁRIO AO PROJETO 045/2021- Autoriza o Poder Executivo a contratar pessoal por prazo determinado e em caráter emergencial e dá outras providências. REPROVADO PARECER pelos vereadores da bancada do MDB e PP, com voto minerva do presidente do legislativo, Ed Moraes (MDB). O PROJETO FOI APROVADO COM EMENDA.

PROJETO DE LEI 089/2021- Autoria do Executivo. Concede patrocínio institucional ao time de futebol Horríver Futebol Clube Osório, na forma Lei nº. 6.038/2018 e no Decreto nº 108/2018, e dá outras providências. APROVADO POR UNANIMIDADE.