Sessão ordinária aprova dois projetos de lei

Crédito: Rita Rodrigues
Fotos: Rita Rodrigues

Sessão ordinária aprova dois projetos de lei

Nesta terça-feira, dia 6 ocorreu a sessão ordinária do legislativo, no plenário Francisco Maineri, com a presença de oito vereadores, com a ausência do vereador Ed Moraes (MDB).
Foram votados cinco pedidos de indicação, seis pedidos de providência e em regime de urgência dois projetos de lei de autoria do executivo.
Após aprovação da ata da sessão anterior, iniciaram as falas dos vereadores inscritos e posteriormente, dos líderes de bancada.
O vereador Maicon Prado (PDT) iniciou sua fala sobre o contrato da UPA, o qual terminou e não deveria ser prorrogado, de acordo com ele. Sobre o asfaltamento do bairro Pitangas através do FINISA, salientou que a comunidade desse bairro não quer, pois precisa antes disso do saneamento básico. Sendo assim, sugere que tal investimento seja realocado para o bairro Primavera que necessita muito. Finalizou dizendo que o papel do vereador é verificar o que a população precisa e tem necessidade.
Vagner Gonçalves (PDT) falou sobre a emenda parlamentar entregue ao hospital no último sábado, no valor de R$200 mil, do deputado Pompeo de Mattos (PDT). Também destacou a evolução da vacinação contra COVID-19 no município, que chegou a idade de 44 anos, a sua idade e que nos próximos dias irá se vacinar. Com alegria diz ter chegado sua vez na vacinação, porém ponderou que é preciso continuar se prevenindo, evitando aglomerações, usando máscara e álcool gel.
O vereador Dudu Pellegrini, MDB, destacou sua visita à juventude do PDT, onde foi bem recebido. Falou sobre a coleta seletiva que está recolhendo os resíduos duas vezes por semana. Trouxe informação sobre a localidade dos Pompeus, o qual está sendo desarquivado pelo executivo para regularização dessa área. E destacou que nos próximos dias a Secretaria de Obras irá realizar patrolamento e colocação de saibro nas ruas.
João Pereira (MDB) falou sobre o Dia do IBGE, que ocorreu nesta terça-feira, dia 6, e destacou a importância do instituto para toda a gestão do país. Após discorreu sobre a importância de o município dar atenção ao turismo. Para ele, Osório carece de uma festa gastronômica, citando os chocolates em Gramado, destaca que há a possibilidade de realizar a Festa do Porco, pois o município tem dois grandes frigoríficos instalados.
Luis Carlos Coelhão (PDT) destacou a emenda do deputado Pompeo de Mattos, já citado pelo vereador Vagner anteriormente, e discorreu sobre a fala realizada pelo presidente do hospital ao receber a emenda e a importância que o valor terá, pois poderá ser usado para qualquer necessidade. Pediu ao executivo realizar a manutenção das ruas do distrito do Aguapés, já solicitado por ele anteriormente.
O líder do PP, Miguel Calderon, ressaltou sobre a importância do hospital para a região, parabenizando o presidente Marco pela excelente gestão, destacando a importância de emendas para manter um bom atendimento. Após destacou sobre a Campanha do Agasalho, da Assistência Social e solicitou que a população colabore doando agasalhos e cobertores. Divulgou sobre as inscrições para o Jovem Aprendiz que estão abertas na Assistência Social e salientou a importância da qualificação para se colocar no mercado de trabalho, pois diz estar cada dia mais exigente.
Ricardo Bolzan, líder do PDT, falou sobre a visita realizada nas escolas do distrito de Passinhos e parabenizou pela gestão dessas duas instituições de ensino, além de agradecer pela receptividade. Discorreu sobre a emenda encaminhada ao hospital e explicou ser uma verba de custeio, ou seja, poderá ser usada para qualquer coisa, sem ser vinculada para pagamento de determinado gasto da instituição. Fez um alerta para que o executivo verifique o atendimento dos postos de saúde, os quais têm recebido diversas reclamações da população. Também trouxe a preocupação de buscar um local próprio para SAMU, pois o local onde estão instalados é do hospital. Finalizou concordou com a proposição do vereador Maicon, de que não deve ser feito asfalto antes do saneamento básico.
Por último, o líder da bancada do MDB, Charlon Muller falou sobre os 78 anos da Biblioteca Pública, completados na segunda-feira, dia 5. Também discorreu sobre a visita do prefeito de Santo Antônio da Patrulha e vereador deste município, o qual apresentaram ao executivo municipal de Osório o Projeto “Lagoa  sem lixo, Lagoa de Luxo”. Salientou que o projeto será implantado e todos os vereadores estão convidados a participarem. Parabenizou a bancada do PDT pela emenda destinada ao hospital e divulgou a emenda do deputado Alceu Moreira (MDB), entregue a escola Rural, na segunda-feira, no valor total de R$ 790 mil, para compra de equipamentos para os cursos técnicos desta instituição de ensino. O vereador também destacou apoiar a população que realiza reciclagem como forma de trabalho e sustento às suas famílias e que buscará, junto ao executivo, entendimento sobre as notificações informadas pelo vereador Maicon.
Conheça os projetos de lei aprovado nesta sessão:
PROJETO DE LEI 096/2021- De autoria do executivo. Autoriza a abertura de crédito adicional especial para Câmara de Vereadores do Município de Osório – RS, no valor de R$1557,09. Aprovado por unanimidade.
PROJETO DE LEI 090/2021- De autoria do executivo. "Altera a redação do parágrafo único do artigo 2º da Lei Municipal nº 5.159, de 14 de maio de 2013, que “Dispõe sobre a Concessão de Subvenção Social a Entidades e dá outras providências.” Aprovado por unanimidade.