Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste

Notícias

Vereadores se manifestam em sessão sobre a volta às aulas no segundo semestre


Data: 11 de agosto de 2021
Crédito: Assessora de Comunicação Rita Rodrigues
Fotos: Rita Rodrigues

Vereadores se manifestam em sessão sobre a volta às aulas no segundo semestre

Na terça-feira ocorreu a sessão ordinária com a presença dos nove vereadores, no plenário Francisco Maineri. Na ocasião foram votadas seis indicações, três providências, uma moção e um projeto de lei de autoria do legislativo.

Durante a fala dos vereadores inscritos, o vereador Ricardo Bolzan (PDT) parabenizou todos os profissionais da educação pelo seu dia comemorado em 6 de agosto. Também discorreu sobre a visita nas escolas do município, em que esteve na escola EMEI Laranjinha na última semana. Agradeceu a recepção e ressaltou a felicidade dos professores com a construção do novo prédio desta escola. Também discorreu sobre a visita no Posto de saúde do bairro Laranjeiras, o qual defende a importância de melhoria na infraestrutura do posto, sugerindo usar o espaço da atual escola Laranjinha, quando esta for transferida para o novo espaço. O vereador também esteve visitando a Escola Tuiuti, onde conversou com professor sobre as necessidades da escola e sobre a volta às aulas. Defendeu a importância da volta das aulas presenciais, mas destaca a importância de os responsáveis optarem ou não pelo envio dos filhos. Destacou em sua fala, a grave situação de violência doméstica e abuso psicológico às crianças, relatado pela equipe desta escola e falou sobre a importância do cuidado aos jovens. O vereador acredita ser importante a Assistência Social do município estar em contato com as escolas. Finalizou destacando que para ele este seria o único sentido de exigir a volta às escolas.

O vereador Vagner Gonçalves (PDT) destacou sua visita ao ex-prefeito Eduardo Abrahão e esposa Soraia, em que conversaram sobre diversos assuntos, mas destacou sobre a importância da continuação do Programa Jogue Limpo. Para ele, é extremamente importante um programa de conscientização ambiental. Sobre a volta às aulas, destacou a visita ao secretário de Educação, Dilson Maciel, ao qual conversaram sobre a exigência da volta dos alunos presencialmente às escolas. O vereador destaca a importância da volta, mas para ele é preciso manter o direito de escolha dos pais, não obrigando que os jovens voltem. Aproveitou para ler o decreto municipal, que não obriga ao ensino presencial, dá a opção de não comparecer e realizar as atividades escolares de forma remota. Após, falou sobre “Fake News”, que é a disseminação de notícias falsas e destacou o ocorrido no distrito de Atlântida Sul, quando divulgaram notícia de que o esgoto estaria sendo despejado diretamente no mar. Explicou que estava sendo enviado ao mar água do lago do condomínio e não esgoto. Para ele, é inadmissível a disseminação desse tipo de notícia em local turístico do município.

Eduardo Pellegrini (MDB) destacou em sua fala a situação da Lagoa do Peixoto, o qual o contrato com o concessionário foi rescindido, pois não estava cumprindo. E destaca que está sendo encaminhada uma nova empresa que assumirá este espaço turístico e deve investir em melhorias no local. Também ressaltou que foi atrás da doação das “fresas” da CCR e que garantiram que futuramente poderá doar ao município, mas que atualmente é utilizado pela Via Sul.

João Pereira (MDB) na sua manifestação enalteceu o espaço do Museu da Via férrea, em que o executivo está promovendo, mensalmente o “Bazar é daqui, tem valor”, sob coordenação da primeira dama Carine Azeredo. Ressaltou que o espaço visa valorizar os artesãos locais, além de promover o convívio social e uma nova opção de turismo. Aproveitou para convidar a todos para visitarem a próxima edição do evento. Por fim, parabenizou os Advogados e os estudantes que têm seu dia comemorado nesta quarta-feira, dia 11 de agosto.

Luis Carlos Coelhão (PDT) falou sobre a visita ao secretário de educação, Dilson Maciel, juntamente com o vereador Vagner e Charlon, levando a preocupação com a volta às aulas. Ele defende a necessidade de voltar às aulas presenciais, pois os alunos poderão atrasar os conteúdos devido a esse afastamento da escola. Também destacou sua participação na reunião do COE COVID, em que a secretaria de saúde alertou sobre a variante Delta, para que se tenha muito cuidado para voltar as aulas. Discorreu sobre a visita ao ex-prefeito Eduardo Abrahão, com o qual trabalhou durante oito anos, disse que Abrahão parabenizou a atual administração por contratar o FINISA, para o desenvolvimento do município e finalizou discorrendo sobre a importância do programa Jogue Limpo com Osório. Para ele, a conscientização ambiental é de extrema importância a todo município.

O vereador Ed Moraes (MDB) iniciou destacando sobre as melhorias realizadas nas transmissões das sessões plenárias, como o corte na leitura dos preâmbulos das proposições durante a leitura do expediente. Sobre a volta às aulas destacou a importância dos vereadores, para mudança de rumo referente ao retorno presencial das escolas, que após movimento o Ministério Público enviou mandado ao executivo para rever o decreto. Sendo assim, foi revisto e prevalecerá a autonomia dos pais para decidir se o filho deve ou não estar na aula presencial ou optar pela aula remota. Parabenizou os vereadores que levaram a preocupação até o executivo. Ressaltou em sua fala a revitalização que está ocorrendo na praça do bairro Laranjeiras, objeto de pedidos do legislativo e destaca que o executivo encaminhou solicitação ao Governo do Estado para projetar a duplicação da municipalização e do trecho da RS 030, do entroncamento até o trevo da RST 101, mas que após precisarão buscar recursos para esta obra. Sobre o posto de saúde do bairro Laranjeiras, o vereador destacou que o executivo já garantiu que utilizará o espaço atual da escola Laranjinha, conforme anunciado em reunião com representantes da comunidade, quando da mudança do projeto da obra que estava em andamento. Destacou também a emenda que será encaminhada pelo deputado Alceu Moreira, para construção do ginásio ou quadra coberta nesta escola. Também parabenizou a escola José Garibaldi, que realizou uma feijoada na última semana, cuja arrecadação será revertida para a própria escola.

O líder do PP, Miguel Calderon, destacou em sua fala sobre o retorno às aulas e mostrou-se preocupado quanto a situação do COVID-19, porém ponderou trazendo a situação de vulnerabilidade dos alunos, de cunho pedagógico, social e nutricional. Ressaltou que nas escolas em que muitas vezes se verificam essas situações. Ele acredita que não se pode relaxar com o cuidado e a prevenção ao COVID-19 neste momento, que é necessário comprometimento de todos. Para ele é necessária certa flexibilização quanto a escolha das famílias pelo ensino presencial ou remoto, pois durante o semestre os pais podem mudar de opinião, analisando a situação da pandemia. Miguel também parabenizou os profissionais da educação e destacou que seria votada Moção de apoio para envio à Assembleia Legislativa e Governo do Estado, para que sejam repostos os salários dos profissionais da educação que há anos não vem sendo realizado. Salienta que sempre irá se manifestar em apoio a esses profissionais. Ao final, parabenizou todos os advogados, pelo dia comemorado dia 11 de agosto, pela importância destes profissionais na sociedade.

Maicon Prado (PDT) solicitou em sua fala que o executivo reveja o fornecedor de asfalto ao município, pois em frente ao Posto Albatroz o buraco que foi asfaltado está esfarelando, após dias de realização do serviço. Também falou sobre a limpeza que está sendo realizada na Lagoa do Marcelino e levando o lodo para a Praça João Pacheco, conhecida como Praça do Sabonete. Ele acredita que seja necessário colocar areia em cima, para que diminua o cheiro horrível deste material. Ressaltou que o concessionário que assumir a Lagoa do Peixoto, deve também arcar com as manutenções necessárias no local e finalizou trazendo a situação do cemitério municipal, localizado no bairro Centro, que destaca encontrar-se sem manutenção, com sujeira e mato alto.

Após foi votado a ordem do dia e o projeto de lei 103/2021. Conheça:

PROJETO DE LEI 103/2021- Autoria do vereador Ed Moraes. “Altera e acrescenta dispositivos na lei nº 5974, de 05 de dezembro de 2017”. Redefine a base de cálculo para ITBI. Aprovado por unanimidade.

Os demais pedidos votados nesta sessão você acompanha pelo site camaraosorio.rs.gov.br.