Câmara discute sobre saúde mental no município

Crédito: Rita Rodrigues
Fotos: Rita Rodrigues

Câmara discute sobre saúde mental no município

Nesta terça-feira, dia 24, ocorreu a sessão ordinária da Câmara de Vereadores, no plenário Francisco Maineri e foram votados seis pedidos de indicação, nove pedidos de providência e um projeto de lei do Executivo.

Após a leitura do expediente, o Comitê de Valorização da Vida, prevenção e pósvenção do Comportamento suicida e autolesivo usou o espaço da Tribuna Livre. Na ocasião, Mariluci Fofonka explanou sobre o comitê e seus objetivos, bem como apresentou os números alarmantes de aumento de suicídio no município durante a pandemia, além do aumento de internações. Explicou que o estado do RS é o maior em número de suicídios e dentro do estado o município de Osório está no topo deste ranking. Após, a Denise Amaral também contribuiu dando ênfase na importância de se trabalhar com os professores para o acolhimento nas escolas.

Nas falas dos vereadores inscritos, o vereador Ed Moraes (MDB) falou do encontro que participou junto com prefeito Roger Caputi e assessores do tenente coronel Zuco, referente a proposta de uma escola cívico-militar para implantação junto ao CIEP, a qual possui uma estrutura adequada para receber esta instituição. Destaca que a proposta será analisada pelo executivo. Após discorreu sobre seu pedido de indicação que sugere a implantação de uma fábrica de blocos de concreto junto à penitenciária modulada de Osório. Utilizando a mão de obra dos apenados, como exemplo do complexo penitenciário de Salvador, explicou o vereador. Finalizou, relatando seu pedido para realizar abertura dos canais das lagoas do Peixoto e Pinguela, além de sugerir que o serviço seja realizado através de parceria com as jazidas do município.

Dudu Pellegrini (MDB) parabenizou o time de Boxe de Anildo Pereira que esteve em torneio em Curitiba e ganhou duas medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze. Também discorreu sobre a Super ligada de Futebol Sete que irá representar o município na Copa Brasil de futebol sete. Também falou sobre a Mini Miss Rio Grande do Sul, Alice Ribeiro que representará o município no Mini Miss Brasil. Agradeceu a secretaria de obras e secretaria de segurança que vem atendendo seus pedidos rapidamente. Discorreu sobre o dia da infância, no dia 24 de agosto, falou dos direitos das crianças e adolescentes e deveres das famílias em proteger seus jovens. Finalizou pedindo que as famílias estejam atentas a essas situações de autolesão e suicídio.

João Pereira (MDB) parabenizou os soldados e feirantes pelo seu dia comemorado nesta semana. Também destacou sobre a visita feita ao Parque da lagoa do Horácio, em que percebeu muitas carências do local, mas também surgiram ideias de desenvolvimento deste local pelo excelente espaço e beleza natural.

Maicon Prado (PDT) pediu explicações sobre duas denúncias recebidas por ele sobre serviços realizados pela prefeitura no distrito da Borussia e sobre aterros realizados no Palmital com material retirado da Lagoa do Marcelino. O vereador acredita que as contrapartidas deveriam passar pela aprovação do legislativo.

Vagner Gonçalves (PDT) falou sobre a emenda de R$ 150 mil reais do deputado Afonso Motta. Convidou para a população assistir a live que será realizada nesta quarta-feira, 18h30, através do facebook do PDT de Osório, sobre a Campanha da Legalidade. Também discorreu sobre a Tribuna Livre e o tema do suicídio, ressaltando os números alarmantes do estado e município.

Ricardo Bolzan, líder do PDT discorreu sobre o pedido de informação enviado ao vice-prefeito, Martim Tressoldi, referente ao discurso na Tribuna Livre e este retornou explicando que citou a secretaria de saúde e o processo administrativo 721/2021 e não a secretaria de obras. Para o vereador, as explicações são desconexas e este deveria apresentar provas.

Charlon Müller, líder do MDB, parabenizou o Comitê de Valorização da Vida, prevenção e pósvenção do Comportamento suicida e autolesivo pelo excelente trabalho desenvolvido, o qual tem o prazer de participar, pois defende o trabalho em rede. Citou que como vereador já recebeu pedidos de ajuda e se colocou à disposição de todos para orientar vereadores e assessores. Convidou para conferência virtual da Assistência Social, das 14h às 17h, através do facebook da prefeitura de Osório.

O líder do PP, Miguel Calderon destacou o trabalho do Comitê que usou a Tribuna Livre e citou sua experiência quando professor e ressalta que na escola os jovens muitas vezes se sentem à vontade para este relato. O vereador chamou atenção para o marco regulatório do Saneamento Básico, o qual terá unidades regionais de saneamento e o município deve participar desta discussão. Destacou também sobre a PEC votada sobre emenda à constituição que isenta prefeitos e governadores de responsabilidade de não cumprir o percentual mínimo de gastos com a educação, além de outra emenda que estende a emenda para o ano de 2021. Para ele, a educação já tem muitos problemas os quais seguidamente menciona em suas falas e infelizmente o país ainda tem políticos que trabalham para diminuir a verba desta importante área.

Todos os pedidos votados nesta sessão podem ser acessados através do site camaraosorio.rs.gov.br. Abaixo o projeto de lei aprovado nesta sessão:

PROJETO DE LEI 126/2021- De autoria do executivo, concede patrocínio institucional ao time de futebol FC BAHIA SHOW, na forma Lei nº. 6.038/2018 e no Decreto nº. 108/2018, e dá outras providências. Aprovado por unanimidade.