Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste

Notícias

Câmara de Vereadores discute sobre o estacionamento rotativo


Data: 1 de setembro de 2021
Crédito: Rita Rodrigues
Fotos: Rita Rodrigues

Câmara de Vereadores discute sobre o estacionamento rotativo

Nesta terça-feira, dia 31 ocorreu a sessão ordinária na Câmara de Vereadores, no plenário Francisco Maineri, com a presença dos nove vereadores.

Foram votados dois requerimentos, uma moção, três pedidos de indicação, quatro pedidos de providência e um projeto de lei do executivo.

Após leitura do expediente, iniciaram as falas dos vereadores inscritos pelo vereador João Pereira (MDB) que lembrou o Dia do Nutricionista e a sua importância na saúde da sociedade. Também destacou o aniversário do município de Santo Antônio da Patrulha e brevemente contou o início da sua história, sendo os quatro primeiros municípios do Rio Grande do Sul. Ainda homenageou os profissionais da Educação Física, relembrando seus ex-professores. Destacou a entrega do voto de pesar do legislativo pelo falecimento de José Antônio Lopes, na última semana à família. Finalizou sua fala lendo parte de poesia escrita por Lopes.

Luis Carlos Coelhão (PDT) destacou sua visita ao Palmital, fiscalizando as obras do asfalto. Além disso, esteve visitando alguns moradores que solicitaram atenção ao posto de saúde da localidade, pois está abrindo somente duas vezes na semana. Agradeceu ao presidente do PDT, Vinicius Fich, que realizou a Live dos 60 anos da Legalidade. Destacou também a importância de a população continuar se prevenindo do COVID-19, pois a secretaria da saúde demonstra preocupação referente a nova variante. Finalizou agradecendo a recepção na secretaria da Assistência Social, a qual esteve visitando.

Ricardo Bolzan, líder do PDT, em sua fala falou da necessidade de melhorias no Posto de Saúde do Palmital, o qual muitas vezes está sem médico e sem enfermeiro. Também salienta que os problemas ocorrem no corte de exames como endoscopia e colonoscopia, os quais eram realizados em clínica no município de Tramandaí e salienta que são exames caros e a população não tem condições de realizar. Discorreu sobre sua visita a escola Paraíso da Criança, a qual a secretaria da educação estava realizando reforma no saguão, assim parabenizou o executivo. Também destacou a visita na EMEI Nossa Senhora da Conceição e parabenizou ambas diretorias pela recepção e pela infraestrutura das escolas citadas. Finalizou discorrendo sobre a live da Legalidade que foi realizada na última semana.

Vagner Gonçalves (PDT) parabenizou todos os nutricionistas e posteriormente discorreu sobre o evento dos 60 anos da Legalidade. Também falou sobre seu posicionamento referente ao estacionamento rotativo, o qual disse que sempre foi contra. Destacando que a população já paga tantos impostos para manter um carro próprio e ainda necessitar pagar por uma vaga de estacionamento. Ressaltou que foi criado um grupo de comerciantes que se posicionam contra a cobrança. E ele acredita que é necessário pensar no “turismo de compras”, pois a cidade recebe pessoas de outros municípios, mas quando somente Osório cobra estacionamento no Litoral Norte, pode afastar esses clientes. Finaliza salientando que as opiniões divergem dentro do legislativo, porém é preciso discutir a situação, pois os empresários relataram que o faturamento diminuiu muito, sendo de 1/3 em relação ao que faturavam antes da implantação.

Ed Moraes (MDB) também discorreu sobre o estacionamento rotativo e deixou claro que mesmo tendo votado a favor o projeto de lei, está aberto a avaliar e talvez se posicionar diferente, porém ressaltou que foram realizadas audiências públicas, nas quais o sindicato dos comerciários, sindilojas e ACIO eram favoráveis a esta implantação e vai aguardar o atual posicionamento destas entidades e da população em geral. Destacou que nos próximos dias, juntamente com executivo, estará reunido com a empresa responsável pelo rotativo, a qual serão levados alguns pontos para discussão como o valor cobrado, a sugestão de diminuição de vagas e com isso o executivo poderá abrir mão da porcentagem recebida que é de em torno de 36% da arrecadação, dentre outras possibilidades. Finalizou sua fala, salientando que o legislativo estará sempre em busca de providências, se mantendo ao lado da população.

Charlon Müller, líder da bancada do MDB, aproveitou sua fala para tirar as dúvidas dos vereadores em relação às rubricas do PPA, aprovado na última sessão extraordinária. Discorreu sobre a rubrica da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que se apresentava duplicada e o executivo explicou que essa previsão ocorre, pois é possível que nos próximos anos separe essas secretarias. Referente aos computadores das escolas é necessário estarem duplicados, pois são recebidos recursos de dois órgãos, do FUNDEB e NDE. Sobre o centro olímpico, existe a previsão da reforma e cobertura e ainda a possível construção de arquibancadas da piscina olímpica, por isso é preciso estar em duas rubricas. O vereador também se posicionou referente ao estacionamento rotativo, o qual destaca que na época da votação o movimento do comércio era outro e havia a necessidade do rotativo, mas pondera que agora o município passa por um momento delicado, que está afetando toda a população. Destaca que está visitando os comércios para entender a situação, mas sabe que do jeito que está é difícil a manutenção.

O líder do Partido Progressistas, Miguel Calderon salienta que não tem opinião formada sobre o estacionamento rotativo, destaca que há muitos pontos a serem discutidos e que ele precisa avaliar e posteriormente se posicionar se é a favor ou contra. Também elogiou em sua fala o trabalho do Centro de Reabilitação Pós COVID-19 e de toda secretaria de saúde. Destacando que este centro não recebe nenhum recurso do estado, sendo bancado pela Prefeitura Municipal. Também discorreu sobre a visita feita as obras do FINISA e que aproveitou a ocasião para solicitar ao prefeito municipal melhorias nas Praças João Pacheco e Albatroz, além de discutir sobre a necessidade de ciclofaixas, principalmente na estrada do Palmital.

O vereador Maicon Prado (PDT) trouxe ao plenário novas situações de descaso com a população de Osório, referente ao mau atendimento da UPA, a qual presenciou pessoas sofrendo com dor à espera de um leito no hospital, e pede explicações do porque isso acontece. Além disso, destacou que em sua visita a unidade eram quase 10h e havia somente um médico atendendo. Ainda solicitou o apoio dos demais vereadores para fiscalizar a saúde municipal. Sobre o estacionamento rotativo, ele se posiciona contra, salientando que sempre foi o seu posicionamento, ainda mais com preço absurdo, ressaltou ele. Também aproveitou para questionar referente a falta de energia na comunidade dos Pompeos e solicitou que a comunidade do Capão da Areia também seja incluída na Regularização Fundiária Urbana (Reurb).

Abaixo o projeto de lei aprovado nesta sessão:

PROJETO DE LEI 128/2021- Concede patrocínio institucional ao time de futebol River Osório Futebol Clube, na forma Lei nº. 6.038/2018 e no Decreto nº. 108/2018, e dá outras providências. Aprovado por unanimidade.

 

As demais proposições aprovadas nesta sessão você encontra no site camaraosorio.rs.gov.br