Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste

Notícias

Vereadores aprovam projeto de lei que inclui ação e dotação orçamentária no PPA e LDO 2021


Data: 9 de setembro de 2021
Crédito: Rita Rodrigues
Fotos: Rita Rodrigues

Vereadores aprovam projeto de lei que inclui ação e dotação orçamentária no PPA e LDO 2021

Nesta quarta-feira, dia 8, ocorreu a sessão ordinária, com a presença de todos os vereadores, no plenário Francisco Maineri.

Foram votados dois requerimentos, uma moção, cinco indicações, cinco pedidos de providência e um projeto de lei, oriundo do executivo.

As falas dos vereadores inscritos iniciaram pelo vereador João Pereira (MDB) que falou sobre a passagem do dia 7 de setembro, em que se comemora a independência do Brasil. E também discorreu sobre as manifestações, pelo respeito à constituição e a busca pela harmonia entre os poderes, que estão ocorrendo nesta semana em todo o país. O vereador também ressaltou a importância dessas manifestações para toda a população brasileira. Ainda parabenizou os Fisioterapeutas pela passagem do seu dia e discorreu brevemente sobre o dia da alfabetização e os índices mundiais.

Luis Carlos Coelhão (PDT) ressaltou em sua fala a preocupação da secretaria de saúde com o COVID-19 e solicitou que a população continue se cuidando, usando álcool gel, pois a nova variante pode ser ainda mais transmissível. E sobre as manifestações pelo país, pediu que a população se manifeste de forma pacífica e consciente.

O vereador Maicon Prado (PDT) discorreu sobre sua entrevista em rádio na última semana, a qual foi questionado sobre o preço nas obras do FINISA. De acordo com ele, as informações repassadas pelo executivo são de que seria em metros cúbicos. Porém, dias depois o secretário de obras, Martim Tressoldi, teria informado em entrevista que a informação estava incorreta. Sendo assim, o vereador pede explicações. Também destacou seu apoio aos caminhoneiros que estão em manifestação e ressaltou a importância desta categoria no dia a dia de toda a população.

Vagner Gonçalves (PDT) falou sobre os 50 anos do Rotary Club e sua história, ressaltou que faz parte deste clube. Falou sobre o feriado da independência e salienta que viu o orgulho de ser brasileiro virtualmente, mas que na “vida real” não viu bandeiras e sentimento de patriota. Também discorreu sobre a pintura da faixa de segurança pelo executivo, nas cores da bandeira do Brasil, o qual é proibido pela legislação e, portanto, não apoia.

O vereador Ed Moraes (MDB) discorreu sobre a pintura da faixa de pedestre, ponderando que, apesar de contrariar parcialmente a sinalização de trânsito, acredita que a intenção foi boa, com objetivo de demonstrar o patriotismo no município. Destacou o aniversário dos 50 anos do Rotary Club e convidou os demais vereadores para assinarem uma moção de congratulações ao clube. Discorreu sobre sua entrevista na quarta-feira, na Rádio Osório, a qual falou sobre o projeto de lei que mudará o índice de correção monetária para cobranças de tributos, dentre eles, o IPTU, que será votado em novembro, pois ainda está sendo analisando se será uma média dos índices ou somente a troca pelo IPCA. Também falou sobre sua intenção de colocar-se à disposição do seu partido, na condição de pré-candidato a Deputado Estadual para 2022.

Dudu Pellegrini (MDB) usou seu momento de fala para destacar sobre as inscrições nas oficinas oferecidas pelo município, na Vila Olímpica, como aulas de Boxe, Ballet, ginástica, caminhadas orientadas, Basquete, dança entre outras. Ressaltou que as inscrições devem ser feitas diretamente na Vila Olímpica. Brevemente discorreu sobre o estacionamento rotativo, que na sua opinião deve ser repensado, devido às diversas manifestações dos empresários do município.

Miguel Calderon, líder do PP, iniciou a fala parabenizando o Rotary Club pelos 50 anos completados, também parabenizou os médicos veterinários pelo seu dia, e discorreu sobre a importância desta profissão também na vida humana. Brevemente falou da importância da vacinação contra a raiva em gatos e cachorros, pois se torna uma doença letal aos humanos. Finalizou destacando sobre as sequelas deixadas na educação devido a pandemia, mostrando preocupação, pois notícias mostram que mais de 30 mil alunos evadiram as escolas e que acredita que o melhor seja voltar com as escolas em tempo integral, para que mais brevemente os alunos recuperem os conteúdos. Finalizou pedindo apoio de todo legislativo para que debatam essas preocupações acerca da educação do país.

O líder do PDT, Ricardo Bolzan, iniciou falando sobre as manifestações que ocorrem, mas salienta que devemos comemorar a democracia, pois sem ela não existiria independência. Para ele, o estacionamento rotativo não poderia ser implantado, pois a população já passa por dificuldades, devido ao aumento do valor dos alimentos e insumos. Discorreu sobre suas visitas no Postos de Saúde do Santa Luzia e Palmital, ambos estavam fechados e este primeiro foi relatado que a enfermeira estava doente e a secretaria de saúde não encaminhou ninguém para substituí-la. Também discorreu sobre a situação da subprefeitura e posto do Santa Luzia, o qual está em más condições, com telhado caindo. Também falou sobre o retorno de pedidos de informações e providência e finalizou falando sobre a pintura da faixa de pedestres, o qual disse que solicitou pedido de informação ao executivo, pois é obrigatório autorização do Contran.

Charlon Muller (MDB) discorreu sobre o projeto Lagoa sem lixo, lagoa de luxo, que foi realizado na Lagoa da Santinha, no último final de semana. Parabenizou o Rotary Club Osório pelos 50 anos, o qual foram parceiros também do projeto realizado na lagoa. Destacou em sua fala sobre o 7 de setembro e o patriotismo da população. Referenciou os atletas paraolímpicos, em especial ao Osoriense Ricardinho, que foram campeões em Tóquio, representando muito bem o país. Também discorreu sobre a moção em apoio aos servidores da Susepe, que pedem inclusão dos servidores como policiais penais. Finalizou, pedindo o apoio do executivo no Projeto Lagoa sem Lixo, lagoa de luxo, o qual não teve representação na última ação.

Após foi votada a ordem do dia e por último o projeto abaixo:

PROJETO DE LEI 118/2021- Autoriza o Poder Executivo a incluir ação e dotação no PPA e LDO de 2021, bem como abrir Crédito Especial no valor de R$98.800,00 (noventa e oito mil reais e oitocentos centavos) na Secretaria de Desenvolvimento, turismo, cultura e juventude. Aprovado, com votos contrários da bancada do PDT.