Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste

Notícias

Vereadores debatem sobre as comemorações farroupilhas e enfatizam a necessidade de evitar aglomerações


Data: 15 de setembro de 2021
Crédito: Rita Rodrigues
Fotos: Rita Rodrigues

Vereadores debatem sobre as comemorações farroupilhas e enfatizam a necessidade de evitar aglomerações

Nesta terça-feira, dia 14, a partir das 19h ocorreu a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Osório.

Com a presença dos nove vereadores, durante a sessão foram votados dois pedidos de indicação e um pedido de providência.

Após a leitura do expediente, a presidente do Instituto Anita Garibaldi, Ana Terra fez o uso da Tribuna Livre. Ana trouxe a história de vida de Anita Garibaldi e sua participação na Revolução Farroupilha.  Destacando a importância das mulheres neste fato histórico e a necessidade de se manter viva a história de Anita. A presidente solicitou aos vereadores que pensem o turismo da região a partir dos caminhos de Anita Garibaldi, focando no turismo histórico.

Após iniciaram as falas dos vereadores por Ricardo Bolzan (PDT) que destacou a importância da valorização das mulheres e o quanto a violência doméstica aumentou durante a pandemia. Também discorreu sobre o caso de violência a animais registrado em Novo Hamburgo, no qual as mulheres envolvidas foram presas. Com isso explicou sobre o projeto de lei 059/2021, de sua autoria, que busca incentivar, através de cartazes, a adoção de animais domésticos. Ao final, falou da importância dos gaúchos comemorarem o 20 de setembro, mas pediu para que não se aglomerem.

Vagner Gonçalves (PDT) destacou sua participação junto a reunião de um grupo de empresários contrários ao estacionamento rotativo, com o presidente da ACIO. Falou do início da Semana da Farroupilha, que comemora a Revolução, mas salienta a importância de evitar a aglomeração nestas comemorações. Também discorreu sobre o projeto da construção da ponte de São José do Norte, que trará o desenvolvimento do turismo na região. E por fim solicitou que o executivo se envolva na busca da construção dessa ponte.

Ed Moraes (MDB) falou sobre a importância da fala da Ana Terra durante a Tribuna Livre, e por sugestão da presidente, o vereador disse que o legislativo poderá apresentar sugestão ao executivo a inclusão em disciplina sobre o histórico de Anita Garibaldi. Destaca ser importante e uma excelente ideia a difusão da história de Anita através do turismo. Sobre as comemorações da semana farroupilha, destaca que devemos valorizar as vitórias, mas devemos aprender com as adversidades, assim como foi na revolução farroupilha que durou 10 anos. Discorreu brevemente sobre fatos desta revolução e finalizou com versos da canção da Brigada Militar, a qual foi criada em 1837, logo após o início da revolução.

Eduardo Pellegrini (MDB) falou sobre a importância de conhecer a história de Anita Garibaldi e discorreu sobre uma batalha realizada em Rio Pardo no período da revolução. Destacando que nesta batalha iniciaram a criação do Hino Riograndense. E por fim, falou sobre o Dia do Cavalo, nesta terça-feira, destacando a sua importância na revolução.

Charlon Muller (MDB) falou sobre a importância da revolução e a linda história do RS. Além disso, convidou os demais vereadores para verem o monumento de Anita Garibaldi, na Lagoa do Marcelino e se for preciso revitalizar, solicitarão ao executivo.  Também discorreu da importância da construção da ponte de São José do Norte, e destacou ter acompanhado essa luta pelo ex-vereador de Capivari Beto Camargo. Finalizou convidando a todos para participarem da limpeza da Lagoa do Marcelino, que ocorrerá no próximo sábado, pela ong Ekolife.

O vereador Maicon Prado (PDT) abordou em sua fala a situação de um paciente que estava há cinco dias internado no Hospital do município e que não recebia notícia de sua condição de saúde. Destacou que esteve na instituição e tentou falar com médico e não foi possível. Que seria importante uma atenção neste caso. Também destacou uma situação presenciada por ele na UPA, onde um paciente esperava mais de 3h por atendimento e quer saber porque o executivo ainda não abriu licitação para busca de novo administrador da Unidade de Pronto Atendimento. Também abordou sobre o evento Nova Garota Verão que ocorrerá em Atlântida Sul, no mês de novembro, e que a administração municipal até o momento não informou se patrocinará o evento. Para ele, este seria um importante evento turístico para o município. Sobre o estacionamento rotativo acredita que está na hora de ser feito alguma coisa, pois salienta ver o centro da cidade “deserto” após a implantação.

João Pereira (MDB) também discorreu sobre a importância do relato de Ana Terra na Tribuna Livre. E ressaltou a importância de Anita Garibaldi na revolução. Sobre a sugestão do turismo através dos Caminhos de Anita, acredita ser interessante e ser o caminho para o desenvolvimento da região. Trouxe a informação da reunião do COE COVID, da Secretaria Municipal da Saúde, que Osório chegou a 50% da população vacinada com as duas doses. Mas o vereador ressalta que para vencermos a COVID-19 é importante que toda população busque a segunda dose e posteriormente já se sabe que ainda haverá a terceira dose. Após parabenizou os supermercados Dalpiaz pelo seu aniversário de 55 anos. E por fim, discorreu sobre o seu projeto de construção de uma Cruz Redentora no município e os motivos pelo qual escolheu o símbolo cristã. Acredita na atração de visitantes e com isso alavancar o turismo no município. Finalizou informando que futuramente explicará melhor sobre o projeto.

Miguel Calderon (PP) falou sobre a semana farroupilha e contou fatos históricos da Revolução Farroupilha. Ele destacou que ao comemorar é preciso que lembremos o porquê ocorreu essa guerra. Para ele, o grande legado deixado pela revolução foi a luta das mulheres, a luta do povo em busca de igualdade e o quanto até os dias atuais lutamos por isso. Discorreu sobre os maus tratos aos animais e o quanto ele presencia casos no dia a dia na sua clínica veterinária durante seus 40 anos na profissão, mas que ainda se choca com fatos como o citado pelo vereador Ricardo Bolzan. Calderon ressalta que para ele esses atos mostram o pior do ser humano, que é o maltrato de animais indefesos. Finalizou, pedindo o apoio dos demais vereadores na defesa dos animais.

 Os pedidos aprovados nesta sessão você encontra no site camaraosorio.rs.gov.br