Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste

Notícias

Sessão ordinária aprova dois projetos de lei


Data: 6 de outubro de 2021
Crédito: Rita Rodrigues
Fotos: Rita Rodrigues

Sessão ordinária aprova dois projetos de lei

 

Nesta terça-feira, dia 5, ocorreu a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Osório, no plenário Francisco Maineri. Na sessão foram votados 15 pedidos de indicação, dois pedidos de providência e dois projetos de lei, de autoria do executivo.

Conheça quais os principais assuntos abordados durante as falas dos vereadores:

Ed Moraes (MDB) falou sobre o projeto "Música alimenta a alma” que será realizado durante a Feira do Produtor, no Largo dos Estudantes, aos sábados. Destacou que o primeiro artista a se apresentar será Marcos Leandro e o projeto terá o apoio de pessoas e empresas locais, sem ônus do poder público. Também discorreu sobre o Outubro Rosa e destacou que a Câmara realizará uma live com parceria da OAB de Osório alusiva a data, que posteriormente será divulgada. Finalizou ressaltando que o executivo retornou diversas propostas encaminhadas pela Câmara, destacando que aquelas que não foram concretizadas serão colocadas na pauta em breve.

Eduardo Pellegrini (MDB) fala brevemente sobre o estacionamento rotativo e parabeniza o presidente do legislativo, Ed Moraes que cobra incisivamente o retorno da empresa em relação às sugestões de melhorias apresentadas em reunião. Após, discorreu sobre o Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção e conscientização do câncer de mama e apresentou um vídeo protagonizado por sua amiga que luta contra a doença.

Julio Mirim (MDB) também falou do Outubro Rosa e a importância da prevenção, bem como do apoio da família na luta contra o câncer. Parabenizou toda equipe de saúde que trabalha na prevenção e tratamento da doença. Também abordou sobre a reunião do COE Covid-19, ressaltando que o município já aplicou mais de 67 mil doses das vacinas, mas enfatizou que a doença ainda precisa ser prevenida evitando aglomerações.

Luis Carlos Coelhão (PDT) falou sobre a festa da comunidade do Sertão, da igreja Nossa Senhora Aparecida. Também parabenizou a direção da EMEI Professora Cristina, a qual esteve visitando. Destacou a importância do cuidado na prevenção ao COVID-19, usando álcool gel e máscara e destacando que o vírus continua acometendo pessoas. Finalizou pedindo que as mulheres previnam o câncer de mama e façam o acompanhamento periódico junto ao médico.

Maicon Prado (PDT) relatou a demora em atendimentos na UPA e cobrou melhoria na saúde em Osório. Citou também uma situação ocorrida junto ao Hospital São Vicente de Paulo, onde o paciente ganhou alta sem ter condições e precisou ser encaminhado a hospital em Porto Alegre, devido à gravidade da situação. Ressaltou que tentou falar com o presidente do hospital, mas que este não atendeu e nem retornou as ligações.

Vagner Gonçalves (PDT) falou sobre a falta de banheiros químicos na orla das praias de Atlântida Sul e Mariápolis, principalmente em finais de semana próximos de feriados. Salientou que conversará com a secretaria de desenvolvimento e turismo para que não aguardem o verão para a instalação. Discorreu também sobre a visita que fez ao CRPO Litoral Norte onde fez o reconhecimento do excelente trabalho da Patrulha do Comércio. Também solicita que os demais vereadores cobrem, junto com ele, da melhoria no policiamento da região, pois destacou que quando implantada a escola junto ao CRPO, a ideia seria aumentar o número de efetivos na região e isso não vem acontecendo, de acordo com ele. Também falou sobre a importância da vacinação contra a COVID-19, pois acredita que somente com ela seja possível vencer o vírus.

O líder do PDT, Ricardo Bolzan, discorreu sobre a importância da prevenção ao Câncer de Mama e pediu que todas as mulheres façam os exames preventivos. Também falou sobre o Dia do Vereador, comemorado no dia 1º e agradeceu a todos os eleitores que os colocaram na cadeira do legislativo. Destacou visita ao Posto de Saúde da Borussia, mas que este só atende dois dias na semana. Enfatizou a importância de o executivo melhorar a saúde em Osório, pois para ele é inadmissível manter os postos fechados, obrigando a comunidade a se deslocar até o centro do município. Também trouxe o problema da escola José Garibaldi, também do distrito da Borússia que está com sua estrutura comprometida e as aulas estão ocorrendo no Salão Paroquial. O vereador disse que o secretário da Educação já notificou a empresa e aguarda manifestação, mas para ele o melhor seria o município arrumar os problemas na estrutura e depois cobrar da empresa responsável.

Charlon Muller, líder do MDB, explicou que não é tão simples a resolução de problemas no poder público e neste momento o melhor seria alocar os alunos da escola Garibaldi no Salão Paroquial. Enfatizou a importância da fiscalização por parte do executivo e também do legislativo, citando situações em que ele apontou em obras do município enquanto vereador. Também falou sobre o Hospital de Osório em que no período que passava por situação financeira complicada a Câmara de Vereadores criou uma Comissão para acompanhar de perto e sugeriu reativar essa comissão para acompanhar os problemas da saúde no município. Discorreu sobre o “Bazar é daqui, tem valor”, ocorrido no último final de semana, o qual também tinha crianças expondo seus trabalhos e parabenizou pelo excelente evento. Também falou sobre a entrega de Kits alimentares entregues pela secretaria de Educação a 257 alunos neste período de pandemia. Finalizou discorrendo sobre o dia 7 de outubro, Dia Mundial de Conscientização das Dores Orofaciais, chamada de Nevralgia dos Trigêmeos, a qual muitas vezes deixa os pacientes incapacitados de falar e/ou comer. Destacou que a doença não tem tratamento e não é reconhecida pelos órgãos de saúde, por isso os pacientes buscam o reconhecimento, através da data.

Miguel Calderon, líder do PP, apoia a ideia de uma comissão para acompanhar as obras realizadas pelo poder público, para que situações como as relatadas anteriormente não aconteçam. Falou sobre a situação do Hospital de Osório e trouxe um breve histórico desde 1992, onde foi conselheiro e atualmente é sócio. Destaca que a instituição tem somente 62 sócios atualmente e que como homens públicos devem se engajar à luta pela manutenção da instituição que é o único hospital filantrópico da região. Também disse que apoia a ideia do Charlon para criar uma comissão para fiscalizar as situações da saúde do município e convida todos os vereadores para se aproximarem desta instituição. Sobre o Outubro Rosa, trouxe dados de que 66 mil mulheres são diagnosticadas com Câncer de Mama e que 50% dos casos são de mulheres com menos de 50 anos. Calderon faz um apelo para que as mulheres mantenham seus exames em dia. Também discorreu sobre a violência e maltrato às crianças e adolescentes, destacando a importância da escola na detecção desses casos, e o quanto esses profissionais precisam de treinamento para apoiar e dar encaminhamento a essas situações. Finalizou falando sobre dia 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis e Dia Mundial dos animais, abordou a história da data e importância da proteção a todos os animais.

Abaixo os projetos de lei votados na sessão:

PROJETO DE LEI 131/2021- De autoria do Executivo. Dispõe sobre a parceria entre o Município de Osório e a pessoa física de Fabiano Formagio da Silveira, para autorizar a elaboração e aprovação dos projetos junto às concessionárias CEEE e CORSAN referente à infraestrutura da Rua 20 de setembro. APROVADO POR UNANIMIDADE.

PROJETO DE LEI 132/2021- De autoria do executivo. O projeto autoriza o Poder Executivo a realizar outorga de permissão de uso de espaço público para fixação de equipamento de publicidade. APROVADO POR UNANIMIDADE

A próxima Sessão Ordinária ocorrerá dia 13/10, às 19h, com transmissão ao vivo pelo Facebook e Youtube da Câmara de Vereadores.