Câmara aprova projetos que autorizam contratações emergenciais de profissionais da saúde

Data: 14 de outubro de 2021
Crédito: Rita Rodrigues
Fotos: Rita Rodrigues

Nesta quarta-feira, dia 13, ocorreu a sessão ordinária da Câmara de Vereadores, no plenário Francisco Maineri, com a presença dos nove vereadores.

Após leitura do expediente, o responsável técnico médico, da secretaria de Saúde, André Bendl, utilizou o espaço da Tribuna Livre para apresentar à Câmara dados do Covid-19 no mundo, no estado do RS, na região e no município. Também apresentou o quanto os números de casos vêm aumentando nas últimas semanas e a importância de a população continuar se prevenindo, utilizando máscara, álcool gel e evitando aglomerações. Para ele, a população está sentindo uma falsa sensação de que a pandemia acabou, mas os números mostram que a situação ainda é preocupante. André também apresentou dados de letalidade em vacinados e não vacinados no município. A taxa de letalidade aparente em vacinados é de 0,016%, enquanto a letalidade em não vacinados ultrapassa 99%. Além disso, a porcentagem de internações em não vacinados é de 55% e em pessoas com esquema vacinal completo é 3,2%. Com isso enfatizou a importância da vacinação e além disso, de completar o esquema vacinal com a segunda dose, e a dose de reforço. “Vacinação é a principal medida contra a Covid-19” enfatiza Bendl. Destacou que a região de Capão da Canoa, a qual o município está inserido, já recebeu três avisos do governo do Estado e salienta que se houver um próximo, a região deverá seguir os protocolos impostos pelo Estado.

Após ocorreu uma homenagem ao atleta tetracampeão paralímpico, Ricardo Steinmtz Alves, nos jogos em Tóquio, na modalidade futebol de cinco, a qual a seleção Brasileira sagrou-se pentacampeã. A Câmara entregou ao atleta uma placa de homenagem, de iniciativa do vereador Ed Moraes, também escrita em braile, para que o atleta pudesse fazer a leitura.

Ricardinho, como é conhecido, agradeceu o reconhecimento e também a homenagem realizada pelo município logo que chegou de Tóquio.

Após ocorreram as falas dos vereadores inscritos, veja os principais assuntos abordados por eles:

Luis Carlos Coelhão (PDT) enfatizou sobre a explanação de André Bendl e a importância de continuar prevenindo a doença, afinal as crianças ainda não estão vacinadas.

Maicon Prado (PDT) agradeceu ao executivo pelo atendimento a uma indicação dele para envio de maquinário e operadores para Atlântida Sul. Salientou que irá entregar ao executivo a contrapartida sobre a Associação de Trote. Explicou que a associação estará aberta para visita de escolas para conhecer os cavalos e as atividades da associação. Também destacou sobre o anteprojeto de lei que protocolou, sobre o projeto Criança Nossa.

Vagner Gonçalves (PDT) agradeceu ao secretário de desenvolvimento e turismo, Lucas Azevedo que atendeu a sua solicitação de instalação de banheiros químicos em Atlântida Sul. Também destacou sobre a fala de André na Tribuna Livre e salientou que se a população não se cuidar, se não, os casos seguirão aumentando.

Ed Moraes (MDB) agradeceu a disponibilidade do atleta Ricardinho de vir até a Câmara para receber a homenagem. Além disso, destacou a fala da Tribuna Livre pelo médico André Bendl e a importância de a população seguir com os cuidados de prevenção. Finalizou discorrendo sobre a solenidade de comemoração dos 51 anos do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM) ocorrida na quarta-feira, a qual esteve presente.

O líder do MDB, Charlon Muller, ressaltou a importância do uso de máscaras, álcool gel e o quanto a população deve evitar aglomerações. Destaca que o estado já enviou alertas à região, e o comércio e famílias não irão suportar uma nova onda de Covid-19. Pede que a população siga os cuidados que vinham tomando até o momento, até que todos possam tomar a dose de reforço. E enfatiza a importância de que procurem a vacinação. Finalizou parabenizando o atleta Ricardo pelo excelente resultado nos jogos paralímpicos.

Miguel Calderon, líder do PP, destacou também na sua fala a preocupação com o aumento de casos da Covid-19 no município e região. Pede que todos se vacinem, bem como tomar a dose de reforço já disponível para pessoas acima de 60 anos. Parabenizou o atleta Ricardo Steinmtz pelo seu exemplo de superação. Também parabenizou todos os professores pela data do dia 15 de outubro e que somente eles tornam possíveis todas as demais profissões.

Líder do PDT, Ricardo Bolzan destacou sobre a festa de Nossa Senhora do Rosário, realizada pelo grupo de maçambiques, o qual foi nomeado filho de Nossa Senhora do Rosário. Também discorreu sobre a visita ao Posto de Saúde de Atlântida Sul e que percebeu a necessidade de ampliação deste posto, pois existem cerca de 8 mil pessoas cadastradas no local. Além disso, a demanda aumenta no verão e o quanto aumentou a população do distrito durante a pandemia.

Abaixo os projetos de lei aprovados:

PROJETO DE LEI 130/2021- Dá nova redação ao art. 100 do Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município, no tocante à regulamentação das férias". Aprovado por unanimidade com substitutivo e emenda.

PROJETO DE LEI 120/2021- Autoriza o Poder Executivo a contratar pessoal por prazo determinado e em caráter emergencial de cinco técnicos em enfermagem e dá outras providências. Aprovado com emenda.

PROJETO DE LEI 125/2021- Autoriza o Poder Executivo a contratar pessoal por prazo determinado e em caráter emergencial de quatro enfermeiros e dá outras providências. Aprovado com emenda.

PROJETO DE LEI 134/2021- Autoriza o Poder Executivo a contratar pessoal por prazo determinado e em caráter emergencial de 13 agentes comunitários de saúde e dá outras providências. Aprovado por unanimidade.

Todos os pedidos aprovados em sessão podem ser acessados na integra, através do site camaraosorio.rs.gov.br