Charlon Müller assume presidência da Câmara de Vereadores de Osório

Crédito: Adriana Davoglio - MTE 7617
Fotos: Adriana Davoglio

Charlon Müller assume presidência da Câmara de Vereadores de Osório

Na noite desta terça-feira (28), na última sessão ordinária do ano, o vereador Charlon Müller (MDB) foi eleito o novo presidente do Legislativo de Osório, assumindo a função ocupada desde o dia 1º de janeiro de 2021 - início da 18ª Legislatura - pelo colega de bancada, vereador Ed Moraes. Os demais integrantes da Mesa Diretora permanecem os mesmos: Miguel Calderon (PP), como vice-presidente, Vagner Gonçalves (PDT), como 1º secretário, e João Pereira (MDB), como 2º secretário.

Em sua explanação, Charlon Müller afirmou estar emocionado e agradeceu à família, aos amigos e aos demais vereadores, que votaram favoráveis, destacando a satisfação em conduzir a Casa Legislativa no próximo ano, dando continuidade ao trabalho realizado pelo ex-presidente. “No período pós pandemia, seguiremos firmes e fortes, porque o trabalho não pode parar. O compromisso assumido com a comunidade de Osório é muito maior que qualquer bandeira política”, ressaltou, reafirmando o compromisso em contribuir com o desenvolvimento do município.

O ex-presidente Ed Moraes agradeceu a parceria de todos os vereadores e funcionários da Câmara no período em que esteve à frente do Legislativo. “Quero desejar muita sorte e sucesso ao novo presidente na condução dos trabalhos”, frisou. Ao fazer uma retrospectiva do primeiro ano, Ed Moraes salientou que estimulou a participação dos demais vereadores, abrindo mão de permanecer na presidência da Casa Legislativa em 2022. Com a gestão pautada em economia e eficiência, lembrou melhorias promovidas e a redução de gastos administrativos. “Economizamos mais de R$ 1 milhão, devolvendo o montante de R$ 787.234,88 ao Executivo e ainda deixando R$ 340 mil para as despesas de janeiro”, pontuou. Indicado para ser o líder da Bancada do MDB, o vereador colocou-se à disposição para levar os encaminhamentos ao governo municipal.

Os vereadores João Pereira (MDB), Lucas Azevedo (MDB), Luis Carlos Coelhão (PDT), Maicon Prado (PDT), Miguel Calderon (PP), Ricardo Bolzan (PDT) e Vagner Gonçalves (PDT), também parabenizaram o novo presidente e agradeceram ao ex-presidente Ed Moraes. As manifestações dos vereadores podem ser acompanhadas nas redes sociais da Câmara Municipal (Facebook e Youtube), que disponibilizam a transmissão ao vivo da sessão plenária.

PROPOSIÇÕES APRECIADAS – Os vereadores aprovaram dois pedidos de indicação, dois pedidos de providência e oito projetos lei, sendo os dois últimos PLs em regime de urgência. A íntegra de todas as proposições está disponível do site do Legislativo (camaraosorio.rs.gov.br). Confira os projetos:

Projeto de Lei 158/2021 – de autoria do Executivo – Altera o parágrafo único do artigo 28, da Lei Municipal nº 5.905, de 21 de junho de 2017. (Aprovado por unanimidade)

Projeto de Lei 159/2021 – de autoria do Executivo – Autoriza o Poder Executivo celebrar Contrato de Concessão de Uso de Bem Público, não oneroso, com Paulo Roberto da Silva para administração do Balneário Municipal da Lagoa do Peixoto. (Aprovado, com votos contrários dos vereadores Luis Carlos Coelhão e Maicon Prado)

Projeto de Lei 177/2021 – de autoria do Executivo – Autoriza o Poder Executivo a incluir ação e dotação no PPA e LDO de 2021, bem como abrir Crédito Especial no valor de R$ 210.000,00 (duzentos e dez mil reais) da Secretaria de Finanças. (Aprovado por unanimidade)

Projeto de Lei 179/2021 – de autoria do Executivo - Autoriza o Poder Executivo celebrar Contrato de Concessão de Uso de Bem Público, não oneroso, com a empresa NF Telhas Ecológicas Ltda. (Aprovado por unanimidade)

Projeto de Lei 180/2021 – de autoria do Executivo – Revoga dispositivos da Lei Municipal nº 3.853, de 07 de junho de 2006, que “Dispõe sobre o plano de carreira dos servidores públicos municipais de Osório e dá outras providências” e da Lei Municipal nº 3.839, de 10 de maio de 2006, que “Estabelece o Plano de Carreira do Magistério Público Municipal, e cria o respectivo quadro de cargos”. (Aprovado por unanimidade)

Projeto de Lei 181/2021 – de autoria do vereador Vagner Gonçalves - Denomina de Praça Rotary, Praça localizada no distrito de Atlântida Sul, no Município de Osório. (Aprovado por unanimidade)

Projeto de Lei 182/2021 – de autoria do Executivo - Autoriza o Poder Executivo celebrar Contrato de Concessão de Uso de Bem Público, com encargo e em caráter não oneroso, com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Osório. (Aprovado por unanimidade)

Projeto de Lei 183/2021 – de autoria do Executivo - Concede desconto para pagamento em parcela única do IPTU referente ao exercício de 2022. (Aprovado por unanimidade)