Aprovadas sete proposições durante sessão ordinária
Durante a sessão ordinária desta terça-feira, 10 de junho, o Legislativo osoriense aprovou sete proposições. Presidida pelo vereador Rossano Teixeira (PDT), a sessão seguiu seu protocolo normal, com atenção à pauta programada para a ocasião.
Na noite, os vereadores aprovaram as seguintes proposições: Pedido de Indicação nº 092/2025, de autoria do vereador Julio Mirim; o Pedido de Indicação nº 093/2025, e o nº 094/2025, ambos de autoria da vereadora professora Isabel; o Pedido de Indicação nº 095/2025, de autoria da vereadora Rosi Jardim; o Pedido de Indicação nº 096/2025, de autoria do vereador Fernando Palmital.
Projetos:
O primeiro Projeto de Lei nº 067/2025, de autoria do vereador Eduardo Pellegrini. aprovado por unanimidade institui o Dia S de valorização e reconhecimento do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) no âmbito do município de Osório/RS.
Já, o segundo projeto aprovado pela maioria com voto contrário do vereador Lucas Azevedo (MDB), é o Projeto de Lei nº 069/2025, do Executivo. O mesmo altera a Lei n.º 7.003, de 15 de maio de 2025, que “Dispõe sobre o monitoramento eletrônico da rede de ensino de Osório”.
Homenagem
Durante a sessão, entre os vários temas abordados foi lembrada pela Câmara de Vereadores, distante 12 anos, aos professores que foram precursores e deixaram um lindo legado para a educação de Osório, os professores Benito Barboza Izolan e Juraci Jaques Pasquotto.
Reconhecimento
Ainda, durante os pronunciamentos, a vereadora Rose (PDT) e os vereadores Eduardo Pellegrini (MDB) e Julio Mirim (MDB) parabenizaram o tradicionalista Felipe Scholl, 9 anos de idade que participou do 42º Rodeio Crioulo Interestadual de Terra de Areia/RS, no último final de semana, na categoria Dupla Pai e Filho e Piá e conquistou premiação.
Vacina contra gripe
Outro tema de relevância foi o apelo de alguns edis para que a comunidade osoriense faça a vacina contra a gripe.
A vacina, segundo a responsável pela Epidemiologia no município, a enfermeira Sabrina Kobus, está liberada para a população em geral, porém, o município vai disponibilizando conforme o recebimento das doses.
A imunização pode ser feita no Posto Médico Central Dr. Flávio Silveira, nas Unidades de Saúde do Primavera, Albatroz, Caravágio, Glória, Atlântida Sul, Laranjeiras, Aguapés.
Essa é uma importante estratégia de prevenção e o grande números de pessoas acometidas com o vírus tem causado preocupação, especialmente nesta época do ano em que ao frio está rigoroso no Estado.